Renovação da CNH: Guia Passo a Passo Atualizado

A validade da sua CNH está chegando ao fim. É hora de encarar o processo de renovação. Para muitos, isso soa como sinônimo de burocracia, filas e idas ao DETRAN. Mas O processo de renovação da CNH se modernizou e, hoje, grande parte dele pode ser iniciado online, de forma muito mais simples.

Renovar a CNH é um ato obrigatório para todos os condutores. Dirigir com o documento vencido há mais de 30 dias é uma infração gravíssima, que resulta em multa e 7 pontos na carteira.

Para que você não perca o prazo e nem se perca no processo, criamos este guia passo a passo, atualizado com as novas regras e prazos de validade do Código de Trânsito.

Primeiro Ponto: Qual o Novo Prazo de Validade da Minha CNH?

A lei mudou! O vencimento da sua habilitação agora depende da sua idade no momento da renovação:

  • Para condutores com até 49 anos: Validade de 10 anos.
  • Para condutores de 50 a 69 anos: Validade de 5 anos.
  • Para condutores com 70 anos ou mais: Validade de 3 anos.

Essa nova regra vale para todas as habilitações renovadas após abril de 2021.

O Guia Passo a Passo para a Renovação

O processo pode ter pequenas variações dependendo do DETRAN do seu estado, mas a estrutura geral é a mesma.

Passo 1: Verificação de Débitos e Início Online
Antes de tudo, verifique se não há multas ou débitos em aberto vinculados à sua CNH ou ao seu veículo. A maioria dos DETRANs não permite a renovação se houver pendências.
Em seguida, acesse o site oficial do DETRAN do seu estado e procure pela seção “Renovação da CNH” ou “Serviços de Habilitação”. É aqui que você iniciará o processo, confirmando seus dados pessoais e emitindo a guia para pagamento das taxas iniciais.

Passo 2: O Exame Médico (Exame de Aptidão Física e Mental)
Este é o passo obrigatório para todos. Após iniciar o processo online, o sistema do DETRAN irá te direcionar para uma clínica credenciada (geralmente próxima à sua residência) para a realização do exame médico.

  • O que é avaliado? Sua visão, audição, força muscular, coordenação motora e pressão arterial. O objetivo é atestar que você continua com as condições de saúde necessárias para dirigir com segurança.

Passo 3: A Avaliação Psicológica (Obrigatório para Motoristas EAR)
Se a sua CNH possui a anotação “Exerce Atividade Remunerada” (EAR), você precisará passar também por uma avaliação psicológica, que irá atestar suas condições mentais e emocionais para o exercício da profissão. Para as demais categorias, este exame geralmente não é exigido na renovação.

Passo 4: O Exame Toxicológico (Obrigatório para Categorias C, D e E)
Motoristas com CNH das categorias C, D ou E precisam realizar o exame toxicológico de larga janela, que detecta o uso de substâncias psicoativas em um período maior. A coleta deve ser feita em um laboratório credenciado pelo SENATRAN. Importante: A validade do exame toxicológico é de 2 anos e 6 meses.

Passo 5: Pagamento das Taxas e Emissão
Após a aprovação em todos os exames necessários para sua categoria, o resultado é enviado eletronicamente para o DETRAN. Você então deverá pagar a taxa de emissão da nova CNH.
Após a confirmação do pagamento, sua nova CNH Digital geralmente é atualizada no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) em poucos dias, antes mesmo de a versão física chegar pelo correio.

Dirigir com a CNH vencida é um risco que não vale a pena. Programe-se com antecedência e siga esses passos para manter seu direito de dirigir sempre em dia e evitar multas.

Está com dificuldades para iniciar sua renovação por causa de multas ou um processo de suspensão em andamento? A Garage Multas pode te ajudar a regularizar sua situação.

CLIQUE AQUI para falar com nossa equipe. Resolvemos as pendências da sua CNH para que você possa renová-la com tranquilidade.

Compartilhe esse artigo
× Fale com um especialista!